Na última quinta-feira, dia 12/9, Telma de Souza, ex-prefeita de Santos e candidata nas próximas eleições, assinou uma carta-compromisso com os Fóruns Sociais da Baixada Santista, comprometendo-se com pautas voltadas para uma cidade solidária, democrática, inclusiva e inovadora. Em um discurso marcado pela emoção, Telma destacou sua visão para o futuro de Santos: “A Santos que a gente quer é uma cidade solidária, democrática, inclusiva e inovadora. Que cuida melhor da nossa gente e não se omite diante de grandes desafios, como as mudanças climáticas, direitos humanos e o desenvolvimento econômico sustentável.”
As propostas apresentadas pelas entidades serão incorporadas ao seu Programa de Governo, que foi desenvolvido com a participação ativa de diversos setores da sociedade civil.
Telma também anunciou que, se eleita, uma de suas primeiras iniciativas será a criação do Conselho da Cidade, um espaço que reunirá representantes dos setores de desenvolvimento econômico, social, universidades, sindicatos e associações para discutir as principais demandas e projetos para o município. “Precisamos planejar os próximos 20 anos de Santos”, afirmou Telma, reforçando a importância do planejamento de longo prazo para o desenvolvimento sustentável da cidade.
A iniciativa de criar a carta-compromisso é liderada pelo Fórum Social da Baixada Santista e pelo Fórum Uma Outra Baixada Santista é Possível, que convidam candidatos a prefeito e a vereador a apoiarem as diretrizes que visam um avanço inclusivo e sustentável da região. As pautas centrais giram em torno de justiça social, direitos das mulheres, combate à LGBTfobia, preservação ambiental e desenvolvimento econômico equilibrado.